http://photos1.blogger.com/blogger/1866/2796/1600/eliseu%20vicente.jpg
A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTADOR DE HISTÓRIAS E HISTORIETAS E PETAS E TRETAS DE ENTRETER INSÓNIAS A GRANEL OU POR ATACADO

segunda-feira, 10 de julho de 2006

NEM TODOS OS QUE SÃO LÁ ESTÃO, NEM TODOS OS QUE LÁ ESTÃO SÃO

Ser actor é viver muitas vidas e não viver nenhuma, pensa um. Essa é fácil de mais, pensa outro, enquanto descasca uma tangerina e a mete na boca, gomo a gomo. O bom actor, por se saber obrigado a ter uma dicção perfeita, não pensa com a boca cheia, pensa o terceiro, olhando todos sem olhar ninguém. A não ser que isso esteja integrado no papel que lhe caiba desempenhar, pensa o segundo, preparando o segundo ataque a uma segunda tangerina. Qualquer artista que se preze, pensa outra vez o primeiro, seja ele actor, bailarino, músico, pintor, palhaço, escultor, arquitecto, ilusionista, mágico, carteirista ou político, vive e morre da ficção para a ficção. Ou em ficção e pela ficção, diverge agora o terceiro pensador, de olhos fincados numa tangerina, talvez a sexta, que alguém descasca e absorve, gomo a gomo. Pensas tu então que o artista, pensa em sequência o quarto a saltar à estrada, passará a vida, de lés a lés, a inventar-se, a reinventar-se, a contemplar-se com olhos diferentes de cada vez que se veja ao espelho. Essa dos olhos até nem está nada desengraçada, pensa de novo o primeiro, espécie de mentor do grupo. Também eu gostei bastante daquela de terminar a lista dos hipotéticos artistas com o carteirista e o político, pensa o das quinze tangerinas a eito, limpando os beiços com despudor às costas da mão direita e mal disfarçando um arroto com a esquerda.
Estão os quatro sentados na relva, à sombra dos cedros. E ainda lá se vê um outro, deitado de costas, a dormir. Tinham combinado que este seria o quinto a intervir no debate pensante. Mas adormeceu, como é visível e audível no sopro cedros acima, antes do esforço de exprimir o que muito bem lhe aprouvesse, pensando, acerca do tema aprovado para hoje, na pretérita semana, por unanimidade. Há fortes suspeitas nesta assembleia de que não tornará a ser convocado.
Para sossego de possíveis visitantes, convirá informar que estes cinco não estão internados no pavilhão dos mais perigosos.