http://photos1.blogger.com/blogger/1866/2796/1600/eliseu%20vicente.jpg
A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTADOR DE HISTÓRIAS E HISTORIETAS E PETAS E TRETAS DE ENTRETER INSÓNIAS A GRANEL OU POR ATACADO

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

DEMANDA DE PARALELISMO ENTRE O RURAL E O URBANO OU VICE-VERSA

Levou o gado ao pasto e voltou tranquilo. A safra do ano promete ser das que apetecerá recordar. Deixou as reses espalhadas pela encosta, cada qual em sua zona, para que todas, ao longo da manhã, tivessem semelhante ensejo de tosar quanto pudessem. Algumas, não muitas, como é já visível, estão a atingir a idade de abate, pelo que outras as substituirão e farão esquecer. As mais jovens de agora, por exemplo, luzidias e nervosas, conquistaram o seu quinhão em detrimento das que se foram quando a hora do cepo badalou. É a lei da vida―, dizem os sorumbáticos aos taciturnos, se lhes falta argumentação apelativa e a isenção de um espelho que os dispa e meça.
Entretanto, lá ao fundo, na estrada de asfalto que sublinha o monte, há automóveis que afrouxam a marcha e param entre as árvores, de quando em quando, um aqui e outro além e outro mais adiante, sem que o motivo, cá de cima, se vislumbre.

Pôs o gado ao ataque e voltou tranquilo. O apuro do ano aparenta ser daqueles que apetece evocar. Deixou as gajas emboscadas na berma, cada qual em sua zona, para que todas, ao longo da manhã, tivessem semelhante ensejo de fornicar quanto possível. Algumas, não muitas, como é já visível, estão a atingir a idade de abate, pelo que outras as substituirão e farão esquecer. As mais jovens de agora, por exemplo, luzidias e nervosas, conquistaram o seu quinhão em detrimento das que se foram quando a hora do cepo badalou. É a lei da vida―, dizem os preconceitos à intolerância, se lhes falta argumentação apelativa e a isenção de um espelho que os dispa e meça.
Entretanto, lá no alto, na encosta do monte que domina a estrada, há uma manada de vacas a pastar e a mugir e a largar bostas, de quando em quando, uma aqui e outra além e outra mais à frente uns metros, sem que o movimento dos carros, cá em baixo, a afrouxar a marcha e a parar entre as árvores, as perturbe ou distraia do manjar.