http://photos1.blogger.com/blogger/1866/2796/1600/eliseu%20vicente.jpg
A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTADOR DE HISTÓRIAS E HISTORIETAS E PETAS E TRETAS DE ENTRETER INSÓNIAS A GRANEL OU POR ATACADO

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

EM TEMPO DE INVERNO NÃO CONVIRÁ NADA MOLHAR OS PÉS NA LEMBRANÇA

Com olhos de perguntar que horas serão se levantou e num pulo saiu de casa. Antes do pulo, contudo, ainda tratou de tomar banho e de se vestir e calçar. Nem ele iria muito longe, se tal não fizesse. Descalço e em pelota na rua, em tempo chuvoso e gélido? Nem pensar. E porque não aproveitar o balanço e tomar o pequeno-almoço? Sair-se de casa em jejum e aos pulos é arriscado. Pode dar em quebradura de tensão e inerente desfalecimento em plena calçada, com consequências nem por isso muito saudáveis, não senhor. Embora o calcário se tome por pedra mole, sempre será mais rijo que o ar em falta ao cair, e parte o que nele tombe lá do alto. E, já agora, nunca descurar a prevenção do guarda-chuva, e até boné ou chapéu e cachecol, além do sacramental sobretudo, que tudo encobre e disfarça, ou da santa gabardina, capaz de enfrentar quaisquer dilúvios, por castigo divino ou naturais. E foi abrir a portinhola do gato para o jardim, para que o bichano pudesse tratar de si sem problemas durante a manhã. E renovou a água e pôs comida ao canário, espécie de despertador suplementar em manhãs deste género, em que a invernia na rua convide ao prolongamento do estado de sonolência entre lençóis, aquela lassidão que nem o torpor estabelecido pela morte igualará.
Com olhos de perguntar que horas serão se levantou num pulo e saiu de casa, vagaroso, meditativo, roído pela sensação de que se estaria a esquecer de alguma coisa de vulto, de alguém a quem se tenha ligado por qualquer compromisso, de algum evento importante a acontecer nesta data…
—As alianças, claro!...
Nunca mais se lembrara de comprar as alianças, como lhe competia, e sem elas já não haverá casamento. Seja com quem for. Seja quando for. Onde quer que seja.
Foi por um triz. A tremelicar, voltou a entrar em casa e jurou não pôr os pés na rua nos próximos dias. A humidade constipa.