http://photos1.blogger.com/blogger/1866/2796/1600/eliseu%20vicente.jpg
A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTADOR DE HISTÓRIAS E HISTORIETAS E PETAS E TRETAS DE ENTRETER INSÓNIAS A GRANEL OU POR ATACADO

segunda-feira, 12 de junho de 2006

DA LOGÍSTICA AO APROVISIONAMENTO, PASSANDO PELAS TÁCTICAS DE AVANÇO

Sente-se cansado de mais para tentar. Desistir é próprio dos fracos –, é o lema que é uso citar em casos de cedência à fraqueza da hesitação, da dúvida entre prosseguir ou parar por aí. E parado já ele está, há já uns anos, embora distante de se considerar derrotado e condenado à mudez dos proscritos. Morrer, sim, mas devagar―, diz-se que disse o outro, esse imberbe reizinho que se armou em conquistador de areais e por lá ficou enterrado, sem cavalo branco nem nevoeiro que no-lo devolvessem. Morrer, não, que ainda é cedo―, diz-se ele ao espelho, logo pela manhã, todos os dias. Um dia há-de vir, no entanto, em que já nada se dirá a si próprio. Seja através de que espelho for. Até o dos olhos de alguém.
Levanta-se, dá uns passos pela sala, vai até à janela, pousa as mãos no peitoril. Olha sem ver que tempo faz ou se prevê, há quem lhe acene da rua e ele responde sem saber a quem, e logo se retira para dentro, voltando a instalar-se, sentado à secretária, no seu posto de comando territorial das tropas por cá sediadas. Com a esferográfica na mão e o papel já posto a jeito, ei-lo a galope, na dianteira, a toda a brida. A dar o exemplo e a demonstrar como se ataca e se destroça, sem tréguas, um inimigo muito superior em número.
Hoje atacarão os amarelos, pronto. E os azuis que se aguentem, com os verdes na rectaguarda, apoiados por morteiros de médio alcance. Nada a fazer quanto aos vermelhos: são os rosas e os laranjas que dão cartas, no que diga respeito à estratégia de consecução e divisão dos saques já perpetrados ou a perpetrar. Haja quem tenha olhos e poder de decisão nas emergências em que o elemento surpresa sempre será um trunfo todo poderoso a ter em conta…
“Esses comprimidos todos são para tomar, e não para brincar”―, diz a enfermeira, vinda do nada e num relâmpago caída em plena terra de ninguém, enquanto lhe ajeita a almofada e lhe enche o copo de água, para que ele, numa única investida, faça desaparecer nas trincheiras quantos soldados se vejam, inimigos ou não.