http://photos1.blogger.com/blogger/1866/2796/1600/eliseu%20vicente.jpg
A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

CONTADOR DE HISTÓRIAS E HISTORIETAS E PETAS E TRETAS DE ENTRETER INSÓNIAS A GRANEL OU POR ATACADO

quinta-feira, 3 de agosto de 2006

A OLHO, SEM FIO DE PRUMO NEM RÉGUA DE NÍVEL OU CORDEL ESTICADO

Vamos construir uma história, do princípio ao fim, seguindo todas as normas, mesmo as mais elementares, de construção.
Primeiro, que escolher um bom terreno, tão plano quanto possível, e nele fazer as necessárias marcações. Pode ser, por exemplo, a cama desta mulher, que vive a sós consigo, há cinco anos, mas nem sempre dormirá sozinha. Tem uma filha, ainda miúda, num colégio interno a pagar pelo pai, conforme o acordado após a rotura.
A seguir às marcações, rasgar-se-ão os caboucos, dentro dos quais se assentarão a preceito os alicerces, para que a obra comece a trepar e a consolidar-se, a ganhar corpo. Aqui, sendo fundamento da história em gradual construção, acrescentemos que o desenlace foi doloroso e turbulento, para ambos. Como é vulgar acontecer com os casamentos que comecem por ser ninhos de amor, sem limites pressuponíveis nos olhos mais cépticos, e gota a gota se vão transformando num pântano cuja fundura, se dimensionada, surpreenderia os próprios autores do derrame. Nem um nem outro se coibiram de trilhar descaminhos em que a certeza do regresso era improvável. Nem um nem outro saíram ilesos de tais jornadas aventureiras a lado algum.
Agora, lançados os alicerces como convém e pronta a primeira base de pedra e cimento armado, já entretecido o ferro que será o esqueleto das várias colunas previstas no projecto, comecemos a ultimar estas e a uni-las através de vigas e vigotas de igual composição, e a estrutura estará em condições de receber o tijolo das paredes a levantar. Nunca se soube quem primeiro prevaricou, nem isso importará grande coisa a quem quer que seja. Sabe-se que ela não prestou muita atenção aos avisos das amigas lá de casa, até que a explosão se deu, ao apanhá-lo com uma delas em pleno arreganho de cobrição. E também consta do relatório de contas, nunca aprovado em assembleia, que um dia ele a viu deitada com o mais fiel dos seus amigos. E daí às choramingas do divórcio, não foi senão um lapso de poucos meses, com as escapadelas de qualquer das partes dando mais e mais substância ao processo em promissivo andamento nos editais da comarca.
Levantadas as paredes, prossigamos com o telhado, dando prioridade ao piso, sobre o qual, em oblíquo, se hão-de equilibrar todas as traves de betão, que por sua vez serão suporte das telhas finais. Conseguido o consenso no relativo à criança, cada qual tratou de recuperar anos e anos de vida, num afogo, como se até ali ambos se tivessem guardado, puritanos, no santo sacrifício da abstinência carnal. Ele, mais lesto ou não tão exigente, logo apanhou outra a jeito, entregando-lhe a gestão do viço em vícios treinado desde sempre. E ela, sem denunciar pressa e com maiores exigências no cardápio, apanhou vários e não apanhou nenhum, preferindo viver e não somente fingir que vivia, dando-se de corpo inteiro, com arrebatamento, e nunca se dando a ninguém.
Coberta a casa, sem que se esqueça o ramo de loureiro lá nas alturas e o sacramento do pipo de vinho para o pessoal trabalhador, passemos aos acabamentos, desde o reboco nas paredes externas ao estuque no interior e à pintura por dentro e por fora, desde a fixação de azulejos e louças sanitárias à colocação de portas e janelas ou armários. Já no respeitante à história que em paralelo se construiria, assinale-se que as coisas melhoraram de sobremaneira no relacionamento, apesar de ocasional, da mãe e do pai da criança, que em breve deixará o colégio interno para se juntar a eles.
Apesar de ocasional, dizia-se, com tendência para que passe ao papel e se transforme em paixão revisitada por dois sérios candidatos a um poleiro comum. E parece que combinaram comprar uma casa nova, que, tal como esta história intrometida, ainda agora mesmo se acabou de construir. Oxalá não caiam, uma e outra.