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CONTADOR DE HISTÓRIAS E HISTORIETAS E PETAS E TRETAS DE ENTRETER INSÓNIAS A GRANEL OU POR ATACADO

quarta-feira, 9 de abril de 2008

AUTO DAS BARCAS SEM MAR NEM LEME QUE AS CONVIDE A NAVEGAR

O rosto, hirto, branco-alvaiade, goticulado, longérrimo. Uns olhos de mona farrapeira, esbugalhados de pânico e fixos num ponto do tecto, que o nariz, espetado, corrobora. Na boca, tensa, franzida, sem razão coligível por qualquer razão passante, o sorriso parvo, espástico, dirá de si sem nada dizer a quem lho pesquise. Ruiva, de palha no aspecto ressequido, a imensidão da cabeleira faz de moldura ao quadro antes pormenorizado, e até de almofada. As mãos, de dedos enclavinhados nas cobertas, e os braços, ao lado do corpo, tão imóveis como mudos, tal a previsibilidade do discurso. E as pernas, longas, esticadas, a dar a falsa ideia de que estarão prontas a entreabrir-se ao menor assédio de outrem, de outras pernas, de outras mãos. Tudo tal qual como se há horas nela se tivesse acabado a contagem decrescente desde o tombo da nascença. Tudo tão admissível pela nitidez da evidência, que até a polícia já começara a fotografá-la, a recolher indícios, a entretecer as primeiras ilações acerca daquele crime de morte, perpetrado durante a madrugada, segundo as aparências. É que o médico, o protagonista de sempre nesta fase do filme, chegou com uns minutos de atraso ao local, e só agora se apresta, à vista de toda a gente, a penetrar e a pôr ao léu o segredo do corpo encontrado pelo pessoal de limpeza, mal a manhã irrompera no hospital. E acrescente-se que a mulher, deitada numa cama do sétimo piso, está toda nua, dos pés à cabeça, e é actriz e esposa do médico que a ausculta e logo conclui, com um assombro multiplicado por muitos, que ela, afinal, não está morta.
“Estava só a ensaiar uma cena do meu próximo papel”—, esclarece a doente internada desde há três dias, depois de se ver liberta daquele simulacro de torpor a que o desempenho da peça a obrigaria.
A polícia, desconfiando de tamanho assombro no médico, bem como dos muitos minutos de atraso ao acorrer à chamada, intimou-o a ir à esquadra prestar oportunas declarações sobre o assunto, o que ele se recusaria a fazer, de imediato, inflexível, ao lançar-se para as nuvens da rua desde uma janela do mesmo sétimo andar.
Teve tanto êxito a peça, que se manteve em cartaz quase um ano.